13 de julho de 2011

Escrevendo e publicando um livro



Eu criei esse post faz muito tempo, por isso nem lembrava mais que existia hahaha'
Estou sempre tendo muitas idéias (a maioria delas são impossíveis). Uma dessas idéias foi escrever um livro. Pensando nisso, resolvi fazer um post (com a ajuda da revista Capricho nº1095) para mostrar a vocês todos os passos para escrever e publicar um livro.

Escrevendo o livro

Sobre o que vai ser meu livro?
Uma das coisas mais difíceis de decidir é sobre o que o livro vai falar. Você pode escrever sobre sua vida ou algo diferente como um romance ou um tipo de ficção, como uma garota ganhando super poderes. O importante é ter criatividade.

Como vou começar a escrever?
Quando começar a escrever, nada de “era uma vez” isso é coisa para conto de fadas (mas se seu livro for um conto de fadas, esqueça o que eu disse). Você pode começar a escrever de muitas maneiras, pode ter um tipo de Flash Back para dar um suspense na história, ou começa a falar sobre a vida do personagem principal, mas nada de “Oi, meu nome é Joana, tenho 15 anos”. Você precisa escrever de uma maneira mais informal.

Quantos personagens a história precisa ter?
Não existe um número exato de personagens, você coloca quantos quiser. Mas cuidado para não deixar a história muito carregada, pois o leitor precisa lembrar o nome de todos os personagens principais e secundários.

Agora que seu livro está pronto, é preciso saber como publicá-lo. Por isso, veja como fazer isso abaixo.

Publicando o livro

Como as editoras sabem sobre meu livro?
Para que as editoras saibam sobre seu livro, mande uma pequena apresentação sobre você e seu livro, assim alguma editora vai se interessar e entrar em contato com você.

Uma editora quer publicar meu livro, mas o que acontece depois?
Eles irão ler toda a história para saber se existe alguma parecida com a sua e farão ajustes para deixar seu texto melhor.

Como eles escolhem o design do meu livro?
Esse é o terceiro passo para a publicação, o design. A equipe responsável por isso é na maioria das vezes o departamento de design. Lá eles definem o tipo de papel que será usado, o tamanho e o tipo de fonte do texto, como será a capa e etc.

Agora meu livro já está pronto?
Antes de seu livro ir para as prateleiras, ele será revisado novamente, pois depois de todos os ajustes ele ficará diferente, então será feito uma leitura para comparar o texto original e o texto ajustado e revisado, para que no final não fique tão diferente. Depois de tudo isso será feito todas aquelas paginas de agradecimento, dedicação e etc. Por fim, o material será enviado para a gráfica, mas antes de ir para as livrarias teria tipo um “preview” para ver se o resultado foi o esperado. Caso tudo tenha sido correto, todos os livros são distribuídos por todo o Brasil, e com certeza ele será um sucesso.

Aposto que você não tem mais nenhuma dúvida de como escrever e publicar um livro. Mas caso tenha, mande nos comentários.

PS.: Algumas informações da publicação do livro foram retiradas da revista Capricho edição nº 1095 (claro que com as minhas palavras )
 

5 comentários:

Sarah Alcântara disse...

Tem que ter bastante inspiração!

garotas100teen.blogspot.com Participe de As Eleitas e o Sorteio, tudo no Blog.

Sabrina Machado - Mundo da Moda disse...

Oi linda, sempre foi meu sonho, adorei as dicas *o*

Obrigada pelo comentário no meu blog!

Beijos!
http://blog-mundo-da-moda.blogspot.com/

Jéssica disse...

oi, adorei seu blog, segue?
cintura-alta2011.blogspot.com
seguindo

Adriana Marques disse...

oi adorei seu blog e estou seguindo tah?
segue de volta?
sou nova nessa coisa de blog hehe'
http://theworldteenager.blogspot.com/

Maria Luiza N. disse...

Que bom que gostaram do post e do blog! Fico muito feliz por isso.

http://thelovekingdom.blogspot.com

Postar um comentário

-Não recebo selinhos|tags|memes. Sinto muito :|
-Não utilize linguagem inapropriada
-Faça comentários sobre o assunto abordado no post
-Nada de "estou seguindo, retribui?" e comentários desse tipo.
-Deixe sua URL no final do post, para que eu possa retribuir.

Caso não respeite as regras acima, não irei retribuir, e seu comentário será ignorado.